Rodrigo Caetano confirma que Vasco está voltado para revelar

Em entrevista para o Blog do PVC da ESPNbrasil, o Diretor-Executivo do Vasco Rodrigo Caetano falou do aproveitamento de jogadores vindos da base no time principal em 2010.

PVC – O Vasco está voltando a revelar?
CAETANO – É claro que está. É só olhar o time de cima. Dos nossos 33 jogadores, 15 vieram das divisões de base. São jogadores como o Rômulo, o Alan, o Renato Augusto, o Max, o Diogo, o Jonathan. E, além disso, o Vasco foi campeão estadual de futebol júnior neste ano. Fazia nove anos que não vencíamos o Estadual e ganhamos a decisão do Fluminense. Veja como era o Vasco nos anos que antecederam o rebaixamento. Só tínhamos jogadores que vinham do interior do Rio. Isso está mudando.

15 em 33 é um número impressionante, com certeza PVC irá comentar no Bate-Bola desta Sexta e sempre que for se referir ao Vasco de 2011, por isso mesmo vale a pena uma estatítica deste Brasileirão e o blogdebase recorreu às estatíticas do Netvasco.

Considerando até a 36ª Rodada temos que dos 42 atletas que jogaram pelo Vasco no Brasileirão, 11 jogaram na base do Vasco e são eles:

Romulo – 20 Partidas – 16 Titular
Max – 9P / 8T
Jonathan – 21P/7T
Philippe Coutinho – 7P/7T
Carlinhos – 10P/6T
Souza – 7P/6T
Diogo – 4P/4T
Allan – 13P/2T
Nilson – 4P/1T
Renato Augusto – 4P/1T
Jefferson Silva – 4P/0T

Algumas considerações:

  1. Incluindo Genílson, Ari, Lipe e Adilson que não jogaram chegamos aos 15
  2. 2 dos 11 foram negociados
  3. 7 dos 42 ou foram vendidos ou emprestados
  4. Nenhum foi titular em mais de 50% dos jogos.
  5. Somente dois jogaram mais de 50% das partidas.
  6. Apenas 4 dos 11 chegaram após contratação de Rodrigo Caetano.

Muito mais importante do que quantos atletas vindos da base do Vasco atuaram neste Brasileirão é saber quantos fazem parte dos planos para 2011 e assim efetivamente desobrigando o Vasco a fazer novas contratações.

Em 2009 durante a Série B, ainda recorrendo ao Netvasco, foram utilizados 9 jogadores vindos da base dos 39 atletas que atuaram. Porém, 7 deles não jogaram no Brasileirão 2010 por vários motivos.

Sim, a utilização de atletas vindos da base está aumentando, mas esse orientação faz parte do discurso do Vasco desde 2005 quando o Ex-Presidente Eurico Miranda resolveu reformular o Departamento.

O VP do Departamento Infanto Juvenil José Mourão Gonçalves e diretores nomeados como Leonardo Gonaçalves, Márcio Fernandes e Maurício Corrêa, dentre outros, em meio a enormes restrições orçamentárias, procuraram estruturar o departamento de Futebol Amador de pessoal especializado e equipamentos para que o Vasco desse um salto de qualidade.

Para o bem ou para o mal, gostem ou não, este enfoque é do Vasco e não de Rodrigo Caetano, contratado justamente por seu trabalho na Base do Grêmio. A nova Diretoria do Presidente Roberto Dinamite também carregava a bandeira do investimento nas divisões de água com o Presidente prometendo uma verdadeira revolução no setor.

Formar deve ser um responsabilidade do Vasco e um compromisso dos sócios; enquanto revelar, por sua função econômica, objetivo de qualquer administrador que deseje obter resultados satisfatórios.

Anúncios

11 Respostas para “Rodrigo Caetano confirma que Vasco está voltado para revelar

  1. Bom, cada um tem uma opinião; Na minha acho que o ARTHUR já era para estar sendo aproveitado no profissional, entrando no lugar do Felipe aos poucos, como fizeram com o Renato Augusto. Esse muleuqe é um craque, eu acompanho muito o blog e a base do Vasco, os nossos amigos blogueiros comentam muito do ARTHUR, acho que pq ele não faz firulas com a bola, rsrsrsrs…. ou é pq ele não está fazendo gols, sei da história desse jogador e é impressionante é de uma qualidade monstruosa. Ele além de ser produtivo para equipe é também muito criativo, habilidos oe inteligente.
    No time de 92 pra mim é o jogador mais lucido e maduro hoje, tanto que já é capitão do 92.

    PC DE UMA OLHADA COM CARINHO NO ARTHUR, E LOGO VAI PERCEBER O POTENCIAL DESSE JOGADOR, EU ATÉ SEI QUE ELE É UNANIMIDADE DENTRE AS COMISSÕES TÉCNICAS DO VASCO.

    SE LIGA RODRIGO CAETANO SE NÃO O VASCÃO PODE PERDER ESSE JOGADOR TAMBÉM….

    • João, é difícil um meia como ele em qualquer time da primeira divisão, mas eu se fosse o Vasco antes dele estrear no adulto já fechava contrato de 5 anos logo.

      Dá pra ver que ele é diferente embora as atuações na OPG, que vi, não recomendem.

      O Vasco não pode estragá-lo.

      • Concordo com vc canizio quando vc se refere apenas na OPG, pois, toda equipe foi um desastre. mas o ARTHUR foi o jogador mais regular na campanha do ESTADUAL 2010 e o que mais atuou pela equipe, se não me engano ele ficou fora apenas de 2 a 3 partidas.
        Gosto de debater com vc, pois vc é muito coerente, e sempre acompanha os juniores como eu acompanho.
        Sobre perder o ARTHUR isso pode ocorrer mesmo, e é uma realidade, pois na hora em que o VASCO piscar, já era…
        Se não me engano o ARTHUR assinou contrato ano passado, quer dizer falta apenas dois anos de contrato.
        ABRAÇÃO….

        • João, todo mundo no Vasco com quem conversei respeita muito o Arthur. Até pelas comissões técnicas serem recheadas de ex-jogadores, todos observam que o Arthur tem algo diferente.

          No Vasco ele é respeitado. Agora, continuo achando que hora para lançar os garotos é o Estadual. mais expecificamente Taça Guanabara. Dane-se campeonato Júnior. Vamos com o time da OPG mesmo, e levamos nosso Sub20 pra disputar a taça Guanabara Adulta enquanto o Adulto faz pré-temporada. Quem mostrar serviço fica no Adulto, quem ainda tiver que rodar volta pro estadual e vida que segue.

  2. O Vasco está revelando muitos jogadores, só que não ta revelando os jogadores ideais.Diogo não da par vestir a camisa do Vasco na LE era melhor ter colocado Thiago Oliveira, Romulo foi uma boa revelação, um aboa aposta essa simm eu aprovo, Max LE/LD jogou bem só o primeiro jogo os outros não jogou mal mais ainda não era hora de ter promovido o garoto, Jonathan AT tava jogando bem até os medalhões chega, o PC queimou o futebol dele fez ele marca muito e joga de menos não soube aproveita-lo depois que os jogadores chegaram (Felipe, Zé, Eder), Philippe Coutinho não precisa nem falar que pena que ô Vasco vendeu, Carlinhos não vie ele joga nada so contra o corinthias em SJ, Sousa foi a mesma coisa de Philippe Coutinho, Allan pelo amor de Deus tendo Vitor Gava pega e promove Allan ? , Nilson foi pouco aproveitado pelo PC mais ele joga muito tambem com PC centrovante nenhum da certo com esse esquema tatico de PC Gusmão, Renato Augusto é um volante para compor elenco no plantel principal e finalmente Jefferson Silva… o que é qu ele ta fazendo la hein ?

    Em 2011 o Vasco quem de aprovrita sim as categorias de base só que tem de presta mais atenção, pra min quem dele ta no time principal é o Willen centrovante 92, Vitor Gava 91, Nilson centrovante e Laniyan – LD – 91 muito melhor que gasta dinhero com jogado que só vive machucado ou não da valor a camisa.

    • O Allan já havia sido promovido ano passado na série b e tinha jogado muito bem. Acho que precisa ter calma na avaliação dos meninos. Acho que o Johnathan começou bem, mas depois caiu de produção (como toda a equipe no 2o turno) Gostei do Max, o problema é que se machucou demais. Com relação ao centro avante, acho que o Patric do sub-23 merece uma chance. Mas não dá pra jogar a responsabilidade de ser o homem-gol em um menino da base. Nossa torcida é exigente. Se ela não tinha paciência com um fora de série como o Coutinho, imagine só o que acontecerá com o Willen ou o Lipe. Tem que ser aos poucos. Entra em um jogo tranquilo, deu resultado segue, não deu volta pro juniores e espera outra oportunidade.
      Abs

      • A torcida do Vasco é exigente com os centroavantes vindos da base como se no comando de ataque ainda tivesse um Dinamite ou um Romário. Interessante mas prejudicial

  3. Gostaria de saber sobre o Carlos Antonio ? O qeu vão fazer com ele ? Quem souber de algo responda por favor. Obrigada.

  4. É interessante o nome do Homem Gol, Artilheiro, Jóia do Vasco, de Seleção Brasileira, o Atacante – WILLEN, não entrar nessa entrevista, talvez seja pq sua revelação aconteça em 2011. Vamos torcer, pois ele merece.