Site Olheiros traça perfil do Meia Guilherme

O site Olheiros, especializado na cobertura das divisões de base e que está acompanhando a Seleção Brasileira Sub15 no Sulamericano da Bolívia, fez um extensa reportagem sobre o Meia Vascaíno Guilherme.

Vale a pena uma conferida:

Matéria Relacionada: Guilherme, o 10 do Vasco na Seleção Sub15

Aprovado de primeira

Nascido e criado no bairro de Inhaúma, zona norte do Rio de Janeiro, Guilherme começou a jogar bola aos quatro anos, na escolinha Rio Sport Center, do ex-zagueiro Gonçalves. Aos 10 anos, fez um teste no Flamengo, e passou, mas não quis ficar na Gávea e seguiu treinando na mesma academia – já com o nome de Estácio de Sá – até o início de 2006, quando tentou a sorte no Vasco. De acordo com o coordenador da categoria do time de São Januário, Fábio Fernandes, ele precisou apenas de um treino para ser aprovado.

Logo em seu primeiro ano na Colina, o meia conquistou o Campeonato Carioca Sub-12 – então chamado de pré-mirim – e, em 2007, repetiu a dose no mirim marcando 29 gols no Estadual da categoria, conquistado de forma invicta pelos vascaínos. No mesmo ano, ele também ajudou o clube na conquista da Macaé Cup e terminou a temporada com 44 tentos assinalados.

Seu desempenho chamou a atenção do então técnico do infantil do clube, Marcus Alexandre Cravo, que o promoveu ao time titular logo em seu primeiro ano na categoria. Jogando no ataque, fora de sua real posição e contra garotos mais velhos, Guilherme não se intimidou e continuou a mostrar talento, tendo terminado a temporada como artilheiro do time, com 22 gols. Já em 2009, ele voltou para o meio e assumiu de vez o posto de principal jogador do time.

A primeira convocação para a seleção sub-15 soou como algo natural em São Januário, e desde então ele já foi chamado mais seis vezes, sempre atuando como titular do meio-campo. Por causa da seleção, Guilherme desfalcou o Vasco por muitas vezes em 2009, mas ainda assim é o vice-goleador da equipe no campeonato, com 12 gols, um a menos que o atacante Daniel. O Vasco, que fez belíssima campanha na primeira fase, foi eliminado da competição pelo Nova Iguaçu nas quartas de final.

Com a amarelinha, suas atuações também são dignas de elogios. Além de dividir a responsabilidade pela criação de jogadas com o flamenguista Adryan, Guilherme exibe eficiência acima da média nas bolas paradas. Foi dele, de falta, o primeiro gol do Brasil no Sul-Americano Sub-15, na partida contra o Paraguai, que terminou empatada em 2 a 2. E o brilho tem seguido nos jogos seguintes. Na estreia pelo quadrangular final, empate em 1 a 1 contra o Equador: novo gol do vascaíno.

Jogador quase completo

A supracitada facilidade nas bolas paradas é, sem sombra de dúvidas, a característica mais notada no futebol de Guilherme. Cobrador oficial de faltas pênaltis e escanteios no Vasco, o meia já soma 17 gols de tiro direto e quatro gols olímpicos na carreira. Ao contrário da maioria dos canhotos do futebol mundial, ele sabe trabalhar bem com o pé direito, com o qual já foi às redes 25 vezes. A possibilidade de chutar com as duas pernas abre muitas possibilidades de ação, e dificulta a vida de seus marcadores.

Em relação ao seu estilo de jogo dentro de campo, Guilherme é comparado muitas vezes com Kaká, pelas passadas largas e pela postura demonstrada. Seus companheiros de clube o definem como o “maestro do time”, e “jogador que pode decidir a partida em apenas um lance”. Um dos coordenadores das divisões de base do Vasco, Fábio Fernandes, o descreve como um “jogador moderno, inteligente e disciplinado”.

Outras virtudes notadas em seu jogo são a velocidade e o cabeceio, que, somadas às qualidades citadas acima, fazem de Guilherme um jogador praticamente completo tecnicamente e muito versátil. Além disso, sua conduta fora das quatro linhas é muito elogiada por jogadores como o volante Jônatas Paulista e o zagueiro Linderman, ambos dos infantis do Vasco. Adjetivos como “tranquilo” e “humilde” são frequentemente ligados à sua personalidade.

O bom trabalho realizado na Colina e na seleção brasileira não passou despercebido na Europa. O assédio dos grandes clubes do Velho Continente é cada vez mais intenso, e já houve uma proposta de um clube inglês, que chegou diretamente ao pai do jogador, William, que disse que seu filho só sairá do clube com proposta firmada ao Vasco e à família. “Entendemos que o Guilherme é patrimônio do clube. Ele tem alegria de jogar pelo Vasco e irá assinar seu primeiro contrato profissional em São Januário”.

Para vingar entre os profissionais, porém, Guilherme não pode sentar na esteira do sucesso momentâneo e se acomodar em treinamentos e jogos. Certamente, novos desafios vão aparecer em sua carreira, e ele terá que encará-los para continuar evoluindo e superar uma concorrência acirrada. Afinal de contas, brilhar na seleção sub-15 não é necessariamente sinônimo de sucesso no futuro, e vários exemplos podem ser citados, como o ex-vascaíno Alberoni, ou o colorado Tales.

Com o apoio do clube e o acompanhamento familiar, porém, Guilherme tem tudo o que é necessário para evoluir sem muita turbulência e, em um futuro próximo, figurar no time principal do Vasco, assim como Coutinho e Alex Teixeira. E sua afirmação serviria para selar de vez a recuperação da base do time carioca, que está entre as mais tradicionais do país, mas andou meio tímida nos últimos tempos em razão dos inúmeros problemas administrativos pelos quais o clube passou. É esperar para ver.

Ficha técnica

Nome completo: Guilherme Costa Machado Silveira

Data de nascimento: 31/03/1994

Local de nascimento: Rio de Janeiro, Brasil

Clubes que defendeu: Vasco

Seleções de base que defendeu: Brasil sub-15

 

Anúncios

10 Respostas para “Site Olheiros traça perfil do Meia Guilherme

  1. Koe gui tu joga muito mlk … daqui uns 2 ano vc ta no profissional mlk !

    saudades de vc mlk ! te vejo lá no profi !

    abração mlk e bola !

  2. Fica aqui o agradecimento público ao Canízio, pela força de sempre. A matéria dele tava tão boa que não havia como não citar vários trechos no perfil do Guilherme. Parabéns pelo trabalho!

  3. o quilherme merece essa trilogia pra que todos possam
    conhecer a nova promessa vascaina ,dale guilherme ,avante na selecao e no vascao

  4. Ninguém aqui tem algum vídeo de Guilherme não?

    Se tiver,não tem como postar no youtube não?

    • Mas o Pedro me pediu ajuda e eu falei que ele podia pegar o que quisesse.
      O Guilherme é que fez por merecer, eu que dei ‘sorte’ de encontrar com ele quase todo sábado. kakakaka.
      Agora série. O pedro foi muito honesto comigo, que é só o que peço.

      Tô esperando aqueles vídeos!!!!

  5. daqui a 1 ano vcs verão Guilherme em ação na Copa Sp,e daqui a uns 2 anos no time de cima.

    sem querer comparar,ele é meio que uma mistura de Kaka com Alex.

  6. eu sempre leio o blog mas não sou muito de postar , mas tive q perguntar…

    o garoto é tudo isso mesmo ?